PAGES
Mudanças e a evolução da sociedade nos últimos anos
A humanidade está frequentemente evoluindo e mudando suas formas de se relacionar no ambiente social e político. Porém, no final do século XX em diante, foi verificado algumas mudanças que aconteceram de forma mais rápida e consequentemente desencadeou comportamentos diferentes nas relações profissionais, familiares, amorosas e de amizade.
No entanto, após o isolamento obrigado por conta da pandemia, o mundo foi obrigado a desacelerar e prestar mais atenção nos hábitos de vida e nas pessoas ao redor. Mesmo assim, ainda que ainda seja preciso ser cauteloso e manter os cuidados de higienização, a vida social está sendo retomada aos poucos.
A pergunta que não quer calar é: o mundo voltará ao ritmo anterior ou vai priorizar o que vale a pena na vida?
De qualquer maneira, enquanto a resposta não vem, é importante verificar quais são os fatores que contribuíram tanto para a drástica mudança do comportamento humano no meio social.
A influência das novas tecnologias e o advento das redes sociais
Com absoluta certeza, a introdução de novas tecnologias, como os celulares, e o advento das redes sociais foram passos transformadores na vida social dos seres humanos. Afinal, os aparelhos móveis serviram para trazer mais praticidade no cotidiano e aproximar aquelas pessoas queridas que estavam longe. Entretanto, com o tempo, o uso desses dispositivos foi aperfeiçoado e colocado de forma mais constante na vida em sociedade.
Com isso, surgiram as redes sociais, um ambiente virtual para se conectar com a vida não só daquelas pessoas mais distantes, mas também para poder se conectar com desconhecidos a nível local e mundial. Dessa maneira, ficou mais fácil saber o que acontece do outro lado do mundo no menor tempo possível e fazer amizades além das fronteiras.
A cultura do imediatismo
Com essas novas tecnologias e redes sociais, o mundo passou a querer viver como os celulares e outras máquinas modernas que resolvem tudo rapidamente. Assim, os humanos passaram a cobrar e a querer respostas para suas exigências o mais rápido possível e sem o mínimo de esforço.
Além disso, passou a “esquecer” mais facilmente do passado que parece ser algo extraordinariamente longe do hoje, bem como o futuro que nunca chega e o presente que acaba a todo instante. Dessa forma, o agora é a única coisa que resta e, por isso, tudo se torna muito importante e imediato, uma espécie de agora ou nunca.
De modo geral, as pessoas perderam a capacidade de esperar e tudo precisa ser resolvido agora porque “a vida é corrida”. Aliás, como pode ser observado, a vida não é uma corrida. O tempo continua o mesmo, o que mudou foi a forma como o utilizamos e nos relacionamos com ele.
O imediatismo nas relações humanas
Dessa maneira, não tem como as relações humanas não sofrerem algum tipo de mudança já que estamos inseridos numa dimensão de tempo e espaço. Grandes reflexões foram trocadas por respostas imediatistas.
Além disso, as relações de todos os tipos se resumem atualmente em comportamentos rasos e líquidos. Ou seja, as pessoas criaram um mundo no qual não têm tempo a perder e querem dar conta de tudo ao mesmo tempo.
Ainda, a capacidade de planejamento e a priorização de atividades estão ficando cada vez mais extintas, pois tudo tem que ser resolvido para ontem e não há tempo a perder.